Livros para bebês: Como estimular a leitura nas crianças mais novinhas?

É possível estimular a leitura para bebês?

Será que eles entendem o que está você está contando na história? Temos muitos bebês em nosso clube e estamos sempre tentando pensar em maneiras de fazer com que as histórias feministas sejam divertidas e interessantes para bebês mais novos, trazendo também sugestões de livros e boas práticas para que eles adorem os livros desde cedo. A seguir, algumas dicas do clube de como podemos fazer com que os bebês aprendam sobre a importância da leitura e mergulhem nesse mundo mágico desde cedo.

  1. Crie uma atmosfera única para ler com o bebê

O primeiro passo para uma leitura interessante com bebês é criar um lugar confortável e calmo para as leituras. O lugar ideal é aquele em que vocês se sentirem bem: Um cantinho aconchegante com iluminação e música de fundo ajuda a potencializar as sensações do momento e imprime no subconsciente do bebê que o momento da leitura é um momento agradável. Esse lugar pode ser dentro ou fora de casa, como vocês preferirem! Também pode ser um cantinho fixo ou montado quando a leitura for começar, mas o mais importante é que seja mágico e gostoso para família e bebê. 

  1. Explore os elementos de cada livro

Quem não fica ansiosa para abrir o pacotinho do clube para ver livrinho do mês de seu plano de assinatura ou quando compra um livro pela internet? É nessa ansiedade que, às vezes, abrimos o livro sem mostrar para o bebê! Então, que tal antes de ler o livrinho, apresentar todos os elementos que acompanham o livro: a caixinha, a capa, as imagens?

A princípio, o bebê não vai compreender todos os itens, mas é assim que começa o relacionamento dele com o livro e seus elementos. Além disso, a leitura inicial da capa e das informações da folha de rosto é importante para você e bebê desligarem-se do mundo externo e entrarem no livro.

Conecte-se com editora, autores, ilustradores, cores do livro…

Assim, você consegue transferir sua imersão e sentimentos sobre a história para o bebê. 

Você tem crianças maiores em casa? Saiba como estimular também a leitura na educação infantil

  1. O livro precisa estar visível

Deixe o bebê interagir com o livro! 

Durante a leitura você pode colocar as crianças sentadas ao seu lado ou no seu colo, de frente para você, você pode se deitar ao lado dele e segurar o livro sobre você, mas sempre leia com o livro virado para o bebê para que ele acompanhe as ilustrações e as páginas enquanto lê.

Por isso, permita que explore as imagens e sinta a textura das páginas, a experiência pode ser muito mais interessante!

O importante é transformar o momento em algo único e prazeroso! 

  1. Use vozes e entonações

Respeite os momentos da história, os silêncios, as pausas das pontuações, assim você dará o ritmo que o autor propõe para a obra.

É legal que você realmente consiga entrar na história também, por isso, não tenha pressa!

Nesse caso, sugerimos que você reproduza os mais diferentes sons, como por exemplo: a batida na porta, o som do vento, o barulho da chuva. Outro ponto importante é interpretar as vozes dos personagens ou dar outras entonações durante a leitura em voz alta.

Divirta-se! Sinta as emoções que estão acontecendo na história e permita que seu corpo possa interpretá-las ao bebê!

  1. Perceba as reações do bebê

Preste atenção no seu bebê!

Quando vocês estiverem lendo note o ponto que chamou mais atenção, o que despertou mais euforia ou aquele que a criança aponta e ficou mais concentrada. Nesse momento você pode falar mais sobre o personagem, o momento ou a figura que estimulou mais a interação do bebê!

Portanto, perceba as reações da sua criança e encontre a melhor forma de fazer esse momento ser mágico.

 

E sempre lembre: não existe fórmula mágica para fazer o seu bebê se interessar pela leitura. O importante é estar atenta às reações e ir desenhando novas estratégias para cada nova história!

Dicas de Livros 

Alguns livros aqui no clube podem colaborar muito para criar magia no momento da leitura para os bebês, além de apoiar, desde muito cedo, o desenvolvimento de uma educação voltada para a Diversidade, Empatia e Inclusão. Confira essas dicas:

O livro Todos são bem-vindos é um livro colorido e perfeito para crianças mais novinhas: ele está ambientado em uma escola onde todos são muito bem-vindos: não importa a origem, não importa a cor, formato dos olhos, os gostos, cada um tem seu lugar garantido e todos aprendem a celebrar o amor e a diversidade. Com ele, acompanhamos junto com os bebês um dia nesta escola onde todos são recebidos sem preconceito nem distinção. 

 

Amazon.com.br eBooks Kindle: Todos são bem-vindos, Penfold, Alexandra

 

As cores do livro e o texto rimado farão com que os bebês se encantem por essa obra! 

Cores super vibrantes são o segredo para fazer com que o livro Quem disse? seja um dos preferidos dos bebês assinantes aqui do nosso clube! 

E o tema dessa obra é lindo: Novas possibilidades de brincar, ser e sonhar, desconstruindo estereótipos e padrões de gênero. O livro fala sobre masculinidade alternativa, educação de meninos e empoderamento de meninas, trazendo masculinidades positivas, inclusão, empatia. O que acham? 

Quem Disse? - Caroline Arcari - Minha Pequena Feminista

Boa leitura!

Acesse aqui nossos planos e saiba como você pode fazer parte do clube!

Minha Pequena Feminista - Clube de Livro Infantil Feminista

O clube Minha Pequena Feminista é um clube de assinatura de livros infantis focado na escolha de livros com protagonistas meninas e mulheres! O objetivo da curadoria é trazer histórias que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, demonstrando a importância de trazer referências de mulheres bem-sucedidas e independentes desde muito cedo. 

 

 

$ s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*